segunda-feira, julho 31, 2006

Projeto para Buzz Marketing Político

Alguém pode estar perguntando: Pq ele decidiu falar um pouco sobre Marketing Político? O blog não é sobre Buzz marketing?
Eu concordo e já vou me justificar. Fui convidado a tentar aplicar Buzz Marketing para a juventude de um grande partido político brasileiro, com foco especial na campanha para Deputado Estadual. Num primeiro momento achei que não deveria aceitar por não querer me envolver com política agora, mas depois pensei bem e descobri que será uma boa forte de aplicar Buzz marketing e enriquecer os meus estudos sobre o assunto. Vou seguir o que venho expondo aqui, criar uma Causa, identificar o contexto, os eleitos, a fixação da idéia e por fim chegar ao desequilíbrio. Será um grande desafio, logo de início já me deparei com questões éticas, o Buzz precisa ter muita ética e nem sempre os partidos querem seguí-la. Outra questão é a inflexibilidade, que eu chamo de "táticas Old School de mkt". Quem sou eu para mudar o que ocorre nas eleições há 50 anos?
Espero que consiga maximizar a aplicação, logo postarei como evoluções sobre o plano, que por enquanto ainda está na elaboração da Causa.

sexta-feira, julho 28, 2006

Buzz negativo

Hoje visitei uma empresa em dificuldades financeiras. Empresa do ramo químico, fabricante de solventes. Motivo dado pela empresa para a queda de faturamento: Uma busca e apreenção da Polícia Federal na empresa, atrás de provas de fornecimento de solventes para distribuidoras de gasolina. Nada foi comprovado e nunca houve esta ilegalidade, foi apenas conspiração da concorrencia. Como isto saiu em jornais locais, logo caiu na boca do mercado que por sua vez boicotaram a empresa. Agora eu pergunto, isto criado foi buzz negativo?
Sim? Não?
Eu digo que não. Isto foi realmente conspiração. Buzz negativo ocorre quando o cliente experimenta o produto/ serviço ou então é convencido por uma pessoa que experimentou (ou que foi convencida por outra, outra, outra....) e não aprovou, ficou insatisfeito com algo. Não foi atendido. Isto sim é Buzz negativo.
Agora, voltando a campanha política, o que os partidos estão fazendo ao plantar matérias, postar em blogs, enviar correntes e spams é Buzz negativo?
Não. É falta de ética.

terça-feira, julho 25, 2006

Marketing Eleitoral - Ainda não evoluímos?

Em 2003, quando eu comecei a me interessar por Buzz marketing participei de um treinamento da Yahoo! sobre Campanha Política Online. Naquele tempo saí com ótimos expectativas, acreditando que realmente dali em diante a internet seria usada de forma criativa e eficiente não simplesmente para ganhar votos, mas sim como apoio para vencer uma eleição de forma ética e mais, ser um importante elo entre a sociedade e seus representantes, principalmente depois de eleito.
2006. O cenário piorou. Hoje temos diversas ferramentes de web2.0 que poderiam serem utilizadas de forma fantástica para aproximar o eleitor ao candidato, ajudar na construção do plano de governo, cobrar promessas, acompanhar o dia-a-dia, etc. Nada disto está sendo feito, vemos apenas grupos partidários recrutando filiados e deixando-os 24h por dia em chats, orkut, msn, e-mails e blogs. Praticando o marketing de intromissão, sem limites éticos. A mesma coisa que sujar a frente da sua casa com panfletos e santinhos.